Ricardo Darín – Monstro do Cinema Argentino

Sou da opinião de que quem ama verdadeiramente cinema deve procurar sobre a sétima arte em todas as culturas do mundo. Não existe essa de adoro cinema, mas só conheço os grandes sucessos das bilheterias estadunidenses. Esta pessoa é apenas um passageiro da diversão casual sem desejo de aprofundamento. Eu fui assim por anos, até o cinema oriental começar a invadir o ocidente e descobrirmos que não apenas os norte-americanos são capazes de nos prender numa narrativa, direção ou excelente atuação. Mas existe um cinema ainda mais obscuro para nós, brasileiros, que é o argentino. Voltar os olhos para um país latino é algo que normalmente faz a maioria torcer o nariz, ainda mais quando não consumimos nem as películas nacionais. 

Quando vi Nove Rainhas, há muitos anos, por indicação de uma professora de matemática (bota ano nisso!) achei estar vendo um filme espanhol. Gostei e indiquei para várias pessoas (na época do VHS) repassando a errônea nacionalidade. Dentre os elementos desse fantástico filme um dos que mais me chamaram atenção foi um determinado ator. Não procurei saber nome, nem ir adiante na investigação, afinal nos anos iniciais de 2000 quem tinha disposição pra pesquisar mais além sem ajuda da internet? Eu que não.

Recentemente, clicando pelo catálogo da Netflix (propagando gratuita rolando a vários posts) revi Nove Rainhas e percebi que o mesmo ator ilustrava a capa de diversos outros filmes do acervo. Entendiada com títulos repetidos apertei play em algo diferente e assisti O Segredo dos Seus Olhos.  Que filme fantástico! E aquele ator dos Nove Rainhas… que atuação magnífica!!!

Dessa vez a internet estava as minhas mãos para pesquisas. YES!

Foram várias surpresas. Segredo dos Seus Olhos é um filme argentino e foi ganhador do Oscar de melhor longa metragem estrangeiro em 2009. E o nome daquele ator era Ricardo Darín, talvez um dos maiores astros argentinos. Busquei mais filmes dele e não me decepcionei com nenhum. ricardo-darín

Hoje com 57 anos e uma carreira precoce, desde 1969, Ricardo Darín impressiona por esbanjar talento cênico. É gostoso vê-lo diante das câmeras com fluidez, plasticidade e olhares charmosos. Quando abordado informalmente por jornalistas pude perceber um pouco de sua personalidade leve e simpática, o que só reforça meu apreço por Darín.

Em uma entrevista para um programa argentino (algo equivalente ao da Maríliaricardo-darin3 Gabriela) ele foi questionado sobre sua recusa para um papel no filme estadunidense, Chamas da Vingança, de Tony Scott do qual justificou-se “Eles queriam que eu fosse um traficante mexicano. Eu sou latino, não mexicano”.  Denotando que seu amor por suas origens e pelo cinema vai além do brilho pasteurizado hollywoodiano.

Para que todos conheçam um pouco mais sobre Darín trago as sinopses de três filmes do meu apreço, mas indico-lhes todos os estrelados por ele, já que, pelo menos na sua atuação é diversão garantida.

Tinha tudo para ser mais  um filme de trambiqueiros previsível, mas é muito mais!

Tinha tudo para ser mais um filme de trambiqueiros previsível, mas é muito mais!

Nove Rainhas: Dois malandros tentam passar selos falsificados por altíssimos preços, mas tudo se complica quando a irmã de um deles entra na jogada.

Um misto de suspense e romance, lindamente dirigido, e que nós faz refletir sobre até onde vale a vantagem e satisfação sobre a vingança.

Um misto de suspense e romance, lindamente dirigido, e que nós faz refletir sobre até onde vale a vantagem e satisfação sobre a vingança.

O Segredo dos Seus Olhos: Benjamim Espósito é um promotor público aposentado que resolve escrever um livro sobre um caso que mudou sua vida e reencontra a antiga chefe, a bela Irene.

Queria muito estar fazendo esse seminário!

Queria muito estar fazendo esse seminário! O final divide opiniões.

Tese sobre um Homicídio: Roberto Bermudez, um especialista em direito criminal, após reencontrar o filho de um velho conhecido,Gonzalo, se convencendo que este causou um assassinato brutal apenas para provocá-lo e instigar sua inteligência. 

Não deixem de ver as recomendações e acompanhar filmes argentinos. Eles são surpreendentes e apresentam uma qualidade técnica maior, inclusive, que muito filme nacional!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s