Série CLAMP – Parte 02

Demorou um bocado, passou-se quase um ano, mas a segunda parte da Série CLAMP chegou!!! Para os esquecidos ou novos leitores essa postagem se inicia em Série CLAMP – Parte 01.

Para esta parte, como prometido, comecei a consumir as obras das garotas mangakás a fim de trazer sua análise. O primeiro trabalho que tive o prazer de apreciar foi Clamp School Detectives. Um mangá que encabeça os trabalhos mais antigos do grupo, publicado em 1992 em três volumes. Houve ainda a publicação nos Estados Unidos em Abril de 2003.

Capa norte americana do primeiro volume do mangá.

Capa norte americana do primeiro volume do mangá.

 O anime chegou no Japão pela Bandai Visual e Studio Pierrot em meados de 1997, e anos mais tarde na tv norte-americana pela Animax. Para nós, brasileiros desafortunados, conhecermos esses trabalhos menos famosos temos de estar recorrendo aos fansubbers com o anime legendado. Este foi meu contato com Detective Clamp.

A série animada consiste de 26 episódios leves e divertidos. Resumidamente acompanhamos os casos misteriosos e investigativos que três estudantes da academia Clamp. Nokoru Imonoyama, o mais velho e líder do trio, tem um QI absurdo além da capacidade de detectar uma dama em perigo há quilômetros de distância; Suoh Takamura perito em arco e flecha, artes marciais e um tanto tímido com garotas; Akira Ijyuin, o mais novo, meigo e excelente na arte de cozinhar. Este personagem tem uma obra exclusiva do CLAMP chamada de O Homem de Muitas Faces criada um pouco antes de Clamp School Detectives em dois volumes (e que será destrinchado no blog numa próxima oportunidade).

Há também duas personagens de suporte, menininhas que estudam no período que equivalem o ensino fundamental aqui no Brasil. Nagisa e Utako, que são pares respectivamente de Suoh e Akira.

Principais personagens de Clamp School Detectives

Principais personagens de Clamp School Detectives

Este doce shoujo me cativou imensamente pela postura cavalheiresca dos três protagonistas. Nokuro, Suoh e Akira são garotos inteligentes e perspicazes que carregam durante a obra inteira a mensagem e a missão de ajudar donzelas que estejam precisando de algum auxílio, independente da idade ou situação. Esta é a mensagem mais forte de todo o enredo. Até mesmo quando em determinado episódio uma personagem destrata o charmoso Nokuro este se redime e busca da forma mais respeitosa mostrar a ela que sua opinião pode estar sendo equivocada. Dentro todos, fiquei muito apegada ao Akira com seu jeitinho atrapalhado, mas romântico para com Utako.

Imagens do mangá

Imagens do mangá

Da esquerda para direita Suoh, Akira e Nokoru.

Da esquerda para direita Suoh, Akira e Nokoru.

  Como toda obra CLAMP nos passa ensinamentos sobre ajudar o próximo e sobre o tratamento as mulheres, num país tão misógino (infelizmente) como o Japão. Clamp School Detective é realmente uma história muito simples, até mesmo nos casos que os garotos tem a desvendar, entretanto merece ser conhecida. O anime segue o traço do mangá, apenas com um pouco mais de suavidade nas expressões faciais das personagens, e tem uma trilha sonora muito conveniente que gruda na nossa cabeça.

 Vale a pena assistir o anime, ou para quem sabe inglês procurar scans do mangá. Por enquanto nenhuma previsão para publicação no Brasil. Creio que nunca haverá, uma pena!

Até o próximo episódio!!!

Até o próximo episódio!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s