Dez motivos de porque Prometheus não cumpriu

prometheus_movie-wide

O assunto não é recente, afinal Prometheus lançou há quase dois anos, mas essa semana resolvi rever este filme e lamentavelmente tive de concordar com todas as críticas negativas que ele recebeu em sua estréia. Algumas coisas me deixaram tão irritadas (algo que acabei não vendo no frenesi do cinema) que vim compartilhar com vocês 10 motivos para esse prequel de Alien não valer o aluguel de um DVD.

Em um passado distante Ridley Scott foi um excelente diretor com filmes como Alien (com o adicional subtítulo cheio de spoilers “O Oitavo Passageiro” no Brasil), Blade Runner e Gladiador. Prometheus, que tinha todas as expectativas para ultrapassar qualquer sequência da saga Alien devido aos recursos tecnológicos do seu tempo, nos provou apenas que Ridley Scott ficou gaga. É decepcionante ver uma super produção tão bem executada visualmente – efeitos sonoros, visuais, fotografia, cenário – e detentora de uma fantástica trilha sonora possuir o roteiro e os personagens mais sem embasamento científico e sem noção de todos os tempos da história dos longa-metragens de ficção científica.

Vamos aos dez motivos que fazem de Prometheus uma decepção (SPOILERS FREE):

1-  Assim que os tripulantes da nave Prometheus acordam do sono criogênico que durou dois anos, acontece uma reunião para explicar o motivo da expedição espacial. PARA TUDO! Que equipe de reconhecimento interplanetária é essa que não sabe pra onde vai, nem o motivo?! Como eles foram selecionados? Que argumento os convenceu a dormir por meses numa nave sem destino nem missão revelada?

2 – Ainda, logo após David acordá-los das cápsulas, a equipe começou a se apresentar. COMO ASSIM? Os caras foram trazidos anestesiados para dentro das cápsulas e sequer se conheceram? Mais um vez temos esse desfalque no profissionalismo e ideais dos tripulantes da nave.

3 – Por falar em profissionalismo a expedição para o planeta LV-223 custou bilhões de dólares para Weyland Corporation, mas a escolha dos profissionais que iriam investigar o planeta foi no uni-dune-tê! Dentre dezenas de cenas completamente antiprofissionais, logo no início onde os tripulantes estão se apresentando, conhecemos o geólogo Fifield, tatuado, mal encarado e que não faz nem uma observação geológica durante toda sua participação no filme, só traz umas “bolinhas” de laser mapeadoras que até um macaco saberia como manipular. 

4 – Outro que foi escolhido a dedo pelo RH da Weyland é biólogo Millburn. A pessoa tem instrução de caráter universitário, ou até mais como a grandiosidade do evento sugere, e não consegue agir com protocolos e parcimônia quando uma criatura de semelhança réptil aparece na sua frente? O resultado dessa “perícia” é apenas um joguete fraco para entreter o expectador. Lamentável!

tumblr_m5g481yPVh1qao9fr

5 – Elisabeth e seu cônjuge, além de cientista, Dr. Holloway acabam de voltar da estrutura que albergava os seres alienígenas. Eles não encontram nada com vida, mas resgatam a cabeça de um alienígena. ALIENÍGENA! A descoberta de um simples dedo mindinho  semelhante o de uma lagartixa em outro planeta ou satélite, em qualquer outro lugar que não a Terra, seria motivo suficiente para um cientista surtar, rever todos os conceitos impostos até então sobre a formação da vida, a evolução das espécies, religião e por aí vai… Mas o Dr. Holloway ficou chateado porque não encontrou nenhum etezinho vivo para conversar e só conseguiu pensar em fazer pirraça e encher a cara depois desse “fato”.

6 – Guy Pearce pode não ser um ator de peso, mas é um daqueles corriqueiros nos blockbusters hollywoodianos e quando vemos ele completamente velho como Weyland ficamos pensando que Ridley Scott nos reserva um momento de grande importância para seu personagens, talvez mostrando ele mais novo. Mas não. Ele aparece e morre velho. Sem nenhuma função na trama e com uma maquiagem de envelhecimento horrorosa!prometheus4

7 – Novamente no tema Sr.Weyland, descobrimos que o que motivou o personagem idoso e caquético a viajar a bordo de Prometheus ao invés de acompanhar tudo numa boa da Terra com sua oxigenioterapia em mãos, foi porque ele almejava que os extraterrestres lhe fornecessem a “juventude” outra vez. PERAÍ, NÉ! O cidadão é dono da maior corporação de controle de colônias fora do planeta, mas não possui nenhuma visão científica sobre nossos supostos “criadores”? O que ele esperava por lá? Encontrar a vida eterna no toque do messias?!

8 – Elisabeth Shaw (nome bem genérico, por sinal) está para conceber um “mollusca” extra terráqueo, mas acaba sendo sedada por David para entrar no sono criogênico posteriormente. Alguns tripulantes de Prometheus vão examiná-la (ou sei lá o que) e ela acorda no maior estilo Milla Jovovich em O Quinto Elemento, esbofeteia seus algozes correndo para a maca de cirurgia SOMENTE AJUSTADA PARA HOMENS e realiza um aborto sem anestesia. Isso já é completamente, totalmente, estupidamente surreal por si só, mas para piorar Ridley Gaga Scott ainda acha legal Elisabeth realizar acrobacias sensacionais no pós-operatório e ninguém, NINGUÉM mais na nave se importar em ir atrás dela! 

9 – Idris Elba ganhou meu respeito e reconhecimento pela sua performance na série inglesa Luther. Sua participação no filme como o capitão Janek foi desnecessária com cenas vazias e um ato tediosamente grandioso culminando numa morte sem importância. 

10 – Não entendi o porque de Ridley Scott ter trazido a temática religiosa para Prometheus. E ele faz isso através da Dra. Shaw, em tese, a pessoa que menos deveria se apegar a crenças cristãs diante de sua profissão, mas principalmente da conclusão diante dos fatos e evidências apresentadas no filme de que o criacionismo não existe. Então sua última cena nessa torturante ficção científica foi algo assim “Os extraterrestres semearam a vida humana no nosso planeta, mas eu vou beijar meu crucifixo aqui e continuar acreditando que Deus foi quem deu origem ao primeiro homem e a primeira mulher”. Oi?!

 Eu poderia colocar muito mais motivações desse fiasco, mas acho que isso é suficiente para mostrar que quando o tema é Alien só devemos falar do primeiro: O maior filme de terror espacial criado até hoje!

Anúncios

6 comentários sobre “Dez motivos de porque Prometheus não cumpriu

  1. joão Henrique disse:

    HAHAHA!! Super concordo, a falta de embasamento desse filme é evidente e entristecedora, só de pensar que nosso querido Scoot anda perdendo a mão para fazer filmes memoráveis como no passado trás a nós nerds uma solidão no coração kkkkkkkkkkk…
    Já do post posso dizer que está excelente, kkk a parada dos 10 motivos está muito legal e vc deixou bem esclarecido que o filme não tem roteiro, nem pesquisa de campo para deixar de ser um pouco menos “Sem noção”, mas que mesmo assim seu visual é bom de certa forma… otimo post, quero mais iguais a esses, comente um pouco sobre “Os Infiltrados(2006)” De Martin Scorsese, adoro esse filme, adoro a atuação do DiCaprio e Adoro Scorsese!!! Fale sobre ele…

  2. Matt disse:

    Realmente concordo com seu ponto de vista, como alguém não poderia surtar encontrado uma cabeça de um alien bem conservada na sua frente e ficar com uma cara de “cu” mas acho que ele realmente queria era ver se os aliens eram iguais a nos la embaixo talvez queria uma nova experiencia e acabou não tendo o que esperava

  3. Alguém disse:

    Olha eu ainda não tinha assistido Prometheus só tinha visto as criticas (que por sinal não eram nada boas) Agora que eu vi seu post nem vou perder tempo assistindo o filme ótimos cometários e criticas tá de parabéns.

  4. Tati disse:

    Quando meu namorado quis assistir Prometheus eu fiquei com o pé atrás… A sinopse do filme já me pareceu um pouco confusa e tinha o pressentimento de que o filme não seria bom… Nem preciso dizer que quando o filme acabou eu esfreguei o quão ruim ele era na cara do meu namorado, né? Achei o filme sem pé nem cabeça e com um roteiro fraco… Sem contar que o desenrolar da trama é totalmente sem sentido… Enfim, no fim das contas entra pra lista de filmes que vi uma vez e não repetirei a dose…
    Achei seu posto ótimo Van, as críticas que fez foram perfeitas e o fato de ter colocado tudo em “10 motivos” deixou bem dinâmico e descontraído!! Espero que faça outros posts como esse!! 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s