Sobre influências literárias

 

fuck-you

Estava pensando em postar hoje, a resenha de um livro que li. E, enquanto pensava na minha resenha, me dei conta de que o que quer que eu escrevesse sobre esse livro, se tornaria uma influência. Não que eu ache que tenho tanta influência assim, mas a partir do momento em que você escreve algo sobre um livro, um filme, uma série.., E posta na internet, você está se tornando um influenciário. Caso não tenham entendido, vou me explicar melhor.

Muitas vezes, antes de ler um livro, eu procuro uma resenha sobre ele, não só para saber se vale a pena, mas para ter uma ideia da opinião de outros leitores. Muitas resenhas nos instigam a ler livros, bons livros, livros ruins, chatos, maravilhoso, intrigantes…E isso influência muitos leitores. O fato de um livro estar em alta, de ter muitas resenhas sobre ele em alguma página, em algum blog, influência leitores a comprarem o livro. E eles não tem garantia se vão gostar ou não desse livro.

Por isso o fato de escrever resenhas e torná-las publicas é tão “complicado”, se é que posso usar essa palavra. Como diz a frase, não julgue um livro pela capa. Também não julguem um livro por sua resenha, porque o que é bom para mim, pode não ser bom para você, ou vice-versa. Belo Desastre, por exemplo, é um livro que agrada algumas das minhas amigas, me foi muito bem recomendado,  porém eu parei de lê-lo. Para mim foi uma tortura, para uma das minhas amigas está entre os melhores livros que ela leu na vida.

blogueirosAs diferenças e divergências nas opiniões, são gigantescas. Por isso, ao escrever uma resenha, ou ler uma resenha, você não pode só levar em conta o que o resenhista falou sobre ela. É claro, que se você já tiver lido o livro, achar o mesmo, vai fundo, comenta, diz o que acha e o que não acha. Mas se não o tiver lido e o quiser muito, o compre. Pode ser que seja mesmo uma grande decepção, mas pode ser que seja o melhor livro que você lerá em sua vida.

Eu gosto mais de ler resenhas de livros que eu já li, não só pelo fato de que algumastumblr_liblbqG03D1qeq4pso1_500_large podem conter spoilers, mas porque em alguns casos, eu posso opinar sinceramente sobre o livro. É claro que já li muitas resenhas que me instigaram a ler livros e, até hoje, poucos me decepcionaram. E por isso quero aconselhar a quem faz resenha. Vocês tem influência sobre os leitores, sejam de seus blogs, amigos, colegas…

Então, ao fazer uma resenha mostre aos leitores que precisam respeitar os gostos literários dos outros, que eles podem discordar de você, ou vice-versa. Porque, independente da sua opinião, existe a opinião alheia. E sua influência, pode ser determinante para que alguém goste ou não de um livro, use-a com sabedoria. E para os leitores de plantão: leiam o que gostem e gostem do que leiam.

 

 

 

Deixe um comentário

