Nendoroid, O que é?

Para esclarecemos a origem das futuras personagens de Suika Amai (nova atração do site, que estréia essa semana no nosso canal do You Tube), preparei esse sucinto, mas informativo post sobre as Nendoroids.

Que? Como? Nendo O quê? Sim, o nome soa um tanto robótico a nós brasileiros, mas nada tem haver com cibernética ou celulares ( que foi ao que associei, quando escutei pela primeira vez).

Tendo seu lançamento em 2006 pela empresa japonesa Good Smile Company,a linha Nendoroid nasceu no mercado com as curiosas Saber hetare e Nekoaruku. Digo “curiosas” porque uma das grandes bandeiras das Nendoroids é o tamanho do “cute-cute”, algo que não existia naquelas duas peças iniciais, apesar da comicidade prevalecer.

1796e3bb13641337c678adf5af612240

Nekoaruku

Saber Hetare

Saber Hetare

Como características gerais dessas bonequinhas japonesas, devo frisar que todas são inspiradas em personagens de mangás, animes ou video game.

No designer geral, elas são cabeçudas, corpinho pequeno e roliço, com vários acessórios adaptados da obra da qual pertence, além de bracinhos, mãozinhas, troncos, e rostos adicionais, que podem ser trocados conforme o humor de seu dono (ou delas.. rsrs). Todas possuem uma altura em torno de 10 cm e são feitas num resistente e bem acabado material de PVC.

Dentro da categoria, existe um outro grupo que são as Nendoroid Petite. Estas ficaram um pouco menores que as padrões e não tem nenhuma possibilidade de troca de acessórios ou articulação, funcionando somente como estatuetas. As cabeças avantajadas e o grau de fofura, contudo, se mantêm.

Nendoroid Petite

Nendoroid Petite

É importante ressaltar que, embora possa ser usada como brinquedo (isso depende da idade da criança, já que tem muitas peças pequenas), as Nendoroids são sabidamente artigos de colecionador Primeiro por causa da riqueza de detalhes (pintadas a mão, projetadas por uma equipe de profissionais atentos aos padrões dos personagem, etc), o que implica no outro fator de colecionismo: o preço.

Não consigo imaginar um adulto presenteando uma criança com bonecas tão detalhadas e de alto valor. Na verdade imagino, e me dá um aperto no coração. Entretanto, aqui no Brasil isso não deve acontecer. Porque? Porque adquirir Nendoroid por aqui é algo complicado. Valores e disponibilidade assolam minha vida como colecionadora delas, desde que as descobri e me encantei.

Basicamente podemos encontrar uma entre 90 a 290 reais! Sim, é triste e salgado, e se chama “nossa realidade acerca das importações restritivas que o país impõe”.

Como encontramos? Há bastante vendedores anunciando no Mercado Livre, ainda que tenhamos de ficar atento com originalidade (pois é, há versões piratas com péssimo acabamento, sendo enganosamente vendidas como originais). Existe as lojas específicas de artigos orientais, por exemplo a Katamari, que nos trás preços justos e qualidade garantida. E claro, a possibilidade de importar. A loja Amiami é a campeã no quesito preço e variedade de Nendoroid, mas é necessário converter a moeda (de yene) para real, aguardar mais de um mês por sua chegada e ficar preparado financeiramente se o produto for tributado pela receita federal ao entrar no país.

Uma dica valiosa de colecionadora que posso lhes dar, é participarem de grupos de Action Figures, Figuras Japonesas e afins, no Facebook. É fácil encontrar pessoas despachando suas Nendoroids (em ótimo estado de conservação) por preços justos. Foi assim que comprei parte das minhas.

Daí o post não ficou tão sucinto quanto eu almejava, mas espero que tenha sido na medida certa para esclarecer dúvidas e despertar seu interesse colecionístico, nem que seja por uma peça dessas que remeta ao seu anime, mangá ou game favorito.

Nendoroid Taiga

Nendoroid Taiga

Nendoroid Watamote

Nendoroid Watamote

Nendoroid Amano

Nendoroid Amano

Nendoroid Madoka Maiko

Nendoroid Madoka Maiko

Akemi

Akemi

Nendoroid Iron Man

Nendoroid Iron Man

Sayonara!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s