Resenha: Garota Exemplar, de Gillian Flynn

112816856SZTitulo: Garota Exemplar

Autora: Gilian Flynn

Tradutor: Alexandre Martins

Editora: Intrínseca

Páginas: 448

Nota: 4/5

Quem vê o título e a capa desta obra, tem a imaginação levada diretamente ao que ele não é, pelo menos foi isto que me aconteceu. O titulo leva a uma interpretação totalmente adolescente, afinal ‘Garota Exemplar’ tende a remeter a esse tipo de pensamento.

O que fica em off, quando consideramos apenas o título e capa, é que na verdade, ao meu ver, esse é um ótimo exemplo de título mal colocado e uma capa pouco relevante, ou seja, que pouco influi na nossa avaliação do volume.

O livro em inglês Gone Girl, que seria algo como ‘garota que se foi’ (e eu até preferia isso ao que foi escolhido, sério) fala exatamente sobre isso. Um desparecimento. O desaparecimento de Amy Dunne, a inspiração da famosa coleção de livros Amy Exemplar (dai a ideia pro titulo em português, bléh).

É a ai que a história começa. Exatamente no dia do seu quinto aniversário de casamento ela some, deixando pra trás apenas rastros e pistas confusos, e claro, seu diário no qual narra dias aleatórios de sua vida desde que conheceu seu marido: Nick Dunne.

Através das páginas deste diário temos parte da narrativa. Isso mesmo, apenas uma parte. A outra parte se dedica a acompanhar Nick, que se torna o principal suspeito, durante todo o período de buscas e acusações.figura_garota-exemplar_interno_blog

Assim, Flynn nós introduz uma história de amor, que começa a enveredar por caminhos obscuros e a luta de Nick em provar sua inocência, mesmo estando constantemente praticando atos que o deixam cada dia mais perto da cadeia.

Garota Exemplar é aquele tipo de livro que te mantem fazendo suposições constantes, ora a favor de Nick, outras nem tanto, principalmente a medida que a história avança. A autora consegue nos levar sutilmente a pensar em diversas possibilidades (eu acreditei na culpa de pelo menos umas três pessoas) e no fim nos surpreender.

A narrativa de Flynn é fluida, mas tende a se tornar um pouco frustrante no passo em que parece que ela está ‘nos enrolado’. Você quer entender o mistério e sente aquela pontada de agonia por ela não te alimentar com as informações que deseja.

Dai, num sopetão, te pega desprevenido e revela o mistério no meio do livro. Isso mesmo. No meio do livro você descobre o que houve e acontece o momento de choque. Eu preciso dizer que simplesmente amei esse momento.

Cena-do-filme-Garota-Exemplar--size-598A partir dai a tendencia de ‘enrolar’ fica ainda mais palpável, afinal o grande mistério foi revelado e você sabe que não era preciso mais tantas páginas, mas já está fisgado e não consegue parar de ler, digo em relação a minha experiencia, claro.

E depois de dizer tudo isso, eu digo que ainda não é só isso. Toda a investigação, o mistério são na verdade um meio de conhecer, ou apenas, ter uma certa percepção sobre o intimo de seus personagens principais. O livro é uma viagem na mente humana e uma mostra de como ela pode ser surpreendentemente complexa, obscura, neurótica, confusa, e, claro, diabólica. E nesse ponto, Flynn foi perfeita.

Por fim, Garota Exemplar, apesar de sua ‘lentidão narrativa’ foi um dos melhores livros que li este ano, sem sombras de dúvida e por isso recebeu nota quatro. 

E pra quem não sabe ainda, seguindo a onda do momento, o filme inspirado nele será lançado em breve. Fico feliz por ver um gênero diferenciado indo além e tendo sua versão cinematográfica contando com Ben Affleck e Rosamund Pike como os Dunne.

Mais que isso, o trailer está lindo e faz qualquer pessoa que já leu a obra abrir um risinho de conspiração no rosto por saber ‘o grande segredo’, dando boas perspectivas sobre o que virá. Então, confira e se inspire/empolgue a embarcar nessa.

E por hoje é isso venusianos, até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s