Eu indico: 5 livros que merecem ir pra sua estante

estante-colorida

Hoje o post vai ter um toque de parcialidade e sentimentalismo. Porquê? Porque esse é o começo de publicações onde vou a indicar pra vocês algumas coisas que fazem parte da minha vida e que acredito que possa vir a fazer parte da de vocês.

Os assuntos podem variar entre séries de tv, livros, filmes, etc. Podem ser coisas antigas ou recentes. O que conta é que no fim, não deixam de ser algo que eu chamaria de ‘boas dicas’.

Só pra constar a ordem não interfere em nada, os livros escolhidos foram listados aqui aleatoriamente. Então vamos lá!

1 – Cinco Minutos, de José de Alencar.

0026 - Cinco Minutos - A Viuvinha - José de AlencarO Porquê: Começo com esta obra por um motivo bem plausível, foi com ela que me descobri leitora. Tive de fazer um resumo deste livro pra um trabalho na escola (valeu professora de português do quinto ano!) e desde então não parei. Li A Viuvinha no mesmo dia, que era uma obra ‘anexa’, e depois de algum tempo li uma grande parte das obras desse autor, mas essa ainda é meu xodó, confesso que mais por sentimentalismo do que por outra coisa.

A história: Imagina só se atrasar cinco minutos, perder seu trem, pegar o seguinte e descobrir o amor da sua vida nesse vagão? É assim que começa a história. Depois acompanhamos as loucuras do mocinho pra encontrar sua amada que ele nem sequer conhece o rosto (apenas a voz). Uma história exageradamente romântica, exemplo de seu período (Romantismo) que me encantou.

2 – Uma História de Amor (Carlos Heitor Cony)

imgO Porquê: Este eu escolhi porque ele tá na minha lista ‘coisa boa que o povo ignora’. Sério, as vezes me irrita a super valorização as obras não-nacionais, quando se fala de romance pro publico jovem mil livros serão citados e os nacionais serão deixados de lado – como acontece aos outros gêneros também. E este é aquele livro que eu digo ‘leia e se encante’.

A história: Um amor proibido. Uma garota rica e um rapaz pobre. Soa muito shakesperiano ou batido? Sim, mas Carlos Heitor cony narra tudo tão lindamente que é impossivel não adorar.

3 – Harry Potter e A Pedra Filosofal (JK Rowling)

Harry-potter-colecaoO Porquê: Porque é Harry Potter devia ser resposta o bastante, mas em prol de mais informações digo que este foi também um dos livros que me iniciaram na leitura, acompanhei os lançamentos, assim como o crescimento dos personagens acompanhou o meu. Eu faço parte de ‘geração que cresceu junto com os personagens’. Como não se apegar?

A história: Gente, precisa mesmo? Creio que não.

4 – A Droga da Obediência (Pedro Bandeira)

livro-a-droga-da-obediencia_MLB-O-164156428_8228O Porquê: Porque os Karas são crianças ‘badass’ – e brasileiros – se metendo numa baita aventura/confusão e a história é uma ótima viagem. E não, apesar do titulo ser meio dúbio, em nenhum momento o autor vai contra a obediencia (coisa que eu pensei logo que vi o titulo).

A história: Cinco amigos, cada um com altos talentos, seja em atuar, nos esporte ou no bom uso do cérebro se veem impelidos a investigar desaparecimento de jovens, um estranho mistério que ronda suas vidas, com direito a super vilão e uma droga que promete a obediência completa de quem a tomar.

5 – O Escaravelho do Diabo (Lúcia Machado de Almeida)

76965_72625_799O Porquê: Porque este é um dos mais bem construidos e trabalhados romances policiais que já li. A autora liga todos os crimes de um assassino em série a diferentes espécies de escaravelho. Obra pertencente a Coleção Vagalume.

A história: Alberto vê seu irmão morto com uma espada em seu peito e depois acompanha novas mortes tão bizarras quanto e que se ligam por dois pontos em comum, todas as vítimas são ruivas e pouco antes de morrer receberam um presente, um pequeno escaravelho enfiado em uma rolha. Uma mensagem fica clara: Ruivos, cuidado, a morte os espreita.

E então? Conhecem quais obras? E quais não conheciam? Não deixem de deixar sua opinião ou tirar suas dúvidas nos comentários. Até a próxima venusianos!

Deixe um comentário

