Conscientização Sonoro-Visual

Sem título

Eis que hoje eu trago para vocês uma seleção de músicas, e seus clips, que foram produzidas com um intuito singular: Fazer você pensar. Cada uma merece ser ouvida com atenção especial, assim como seus clipes vistos de olhos bem abertos, por trazer mensagens que variam entre si e são extremamente válidas. Confira:

Compaixão e solidariedade, na música Help is on the Way (A ajuda está a caminho) da banda Rise Against, já famosa por seu ativismo: todos seus integrantes participam da PETA (organização que luta pelo direito dos animais) e são vegetarianos.

Help is on the Way fala, especificamente, sobre a passagem do furacão Katrina em Nova Orleans em 2005. A letra é formada por uma intensa critica contra aqueles que ignoram os menos favorecidos, pessoas em situações de dificuldade, etc. Fala sobre a espera por ajuda e, no fim, a não existência dela. O clipe se foca no mesmo ponto ao tratar de uma família presa em meio a uma enchente, passando por diversas dificuldades enquanto aguarda o resgate.

Engasgando com ouro negro, o qual nós contamos.

Nos disseram para aguentar firme porque em breve, alguém vai chegar. A ajuda está a caminho. Mas ela nunca veio. Nunca veio.

Anti-Consumismo, que recebe destaque na musica e clip Eyes Wide Open (Olhos Bem Abertos), do cantor Gotya. Em sua letra o cantor deixa clara sua opinião contraria ao consumismo excessivo e a destruição que ele causa.

Em seu clipe, todo produzido em stop-motion vemos seres em transportes ‘aracnídeos’ que vagam procurando água e consumido tudo que encontram. E apesar de toda a surrealidade fotográfica é impossível não estabelecer a ligação com a nossa sociedade.

Algumas pessoas ofereceram respostas. Nós fizemos que ouvimos, mas eram apenas palavras. Elas não resultaram em uma mudança do jeito que vivíamos. E a coisa mais triste é que tudo isso poderia ter sido evitado, mas foi como se deixar de consumir fosse deixar de ser humano. E por que eu iria mudar se você não vai? Estamos todos no mesmo barco, procurando ficar à tona. Por enquanto.

Com os olhos bem abertos, nós andamos na prancha, nós andamos na prancha. Agora este é o fim da história.

Esperança e perseverança, na musica Dare to Believe (Ouse Acreditar) da banda Boyce Avenue. A parte de maior impacto desta está no clipe – apesar de a letra ser lindíssima – que traz logo em sua introdução imagens de acontecimentos/tragédias que marcaram o mundo, como atentados de estudantes a escolas, o 11 de Setembro, furacões, etc e que no decorrer no clipe se misturam a cenas de superação e esperança, como a clássica cena da queda do muro de Berlin.

Parece que o tempo esta acabando, mas a ampulheta virou outra vez. O sol se põe lentamente, mas do outro lado um novo dia espera para começar.

Já basta, nós perderemos tudo se acreditarmos em todas as mentiras. Eu posso até cair mas eu juro que farei você acreditar.

Estes são alguns exemplos de como a música é um ótimo meio para se realizar criticas ou incentivar aqueles que precisam de uma palavra de apoio, tudo com muito talento.

Espero que tenham gostado. E até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s