Sobre Finais

The End

Quando falamos em finais, todos costumam pensar em como e quando acaba uma história – principalmente se for leitor. Em como o fim nos pega de surpresa e consegue mexer com a maioria das pessoas. O final, na maioria das vezes, é tema de diversas discussões, entre amigos que gostaram do programa que fizeram, mas acham que no fim não foi tudo tão perfeito. Das pessoas que leem um livro e se encantam com o final, ou sozinhos, quando nos pegamos pensando no que estamos fazendo da nossa vida e em como será o nosso fim.

O fim nos leva a refletir, nos faz querer entender as coisas. O final é sempre um enigma. O que acontece nas últimas páginas ? O que será que está na última linha ? É como quando lemos um livro, se a curiosidade nos vence, espiamos a última página, as últimas linhas, tentamos descobrir se a mocinha fica com o mocinho, se o antagonista vence, ou se alguém que gostamos morre. Nós queremos saber. Queremos mais que tudo ter uma confirmação de que tudo acaba bem.

Com a vida é assim também. Se houvesse um livro, contando a sua história, alguém o colocasse em sua frente e te desse a escolha de lê-lo e descobrir o seu futuro, o que você faria ? As opções seriam duas, você poderia ler o livro e escolher se mudaria ou não o seu futuro, ou não ler. Não sei qual é a resposta certa para essa pergunta. Não sei porque cada pessoa pensa de uma  forma diferente. Se você tivesse a chance de mudar seu futuro, mudaria?

Deixaria as coisas que viveu, as promessas que fez, os momentos bons e ruins de lado ? Sabemos que não é possível saber como vai ser o nosso futuro nos mínimos detalhes, mas podemos decidi-lo. Podemos escolher que caminho trilhar e o que fazer com a nossa vida. Não é como um livro, não está tudo ali escrito, meticulosamente pensado. Não está sendo colocado em nossa frente porque nós precisamos descobrir como chegar ao fim. Sozinhos.

Pode parecer um pouco cruel. Uma crueldade calculada do mundo contra nós, mas é assim que é. Como um autor escrevendo um livro, estamos ali, experimentando formas novas de ver e viver a vida. Estamos colocando os pingos nos is e tentando fazer as coisas darem certo. As vezes acertamos, as vezes cometemos erros, assim como alguns autores, nos empolgamos, ou entristecemos.

Game Over

A vida é realmente como escrever um livro. Existe o começo, que é a parte dificil, onde tentamos nos integrar, nos mostrar, apresentarmos-nos ao mundo. Existe o meio, que é onde desenvolvemos as coisas, onde descobrirmos como o tempo pode nos ajudar e sabemos que nada nunca será melhor e nem pior do que o meio. E existe o fim. O clímax. A parte da história em que estamos dizendo Adeus. Adeus a algo. Adeus a alguém. Estamos nos despedindo.

Somos os autores, oras, podemos deixar que aquela história acabe, que o fim, o tão temido fim, chegue e nos dê mais do que apenas uma história para ser lembrada, que nos traga uma lição. É nesse momento que percebemos que somos os autores da nossa vida. Que, como num livro, estamos ali para escrevê-la até que estejamos prontos para acabá-la e começar outra história. O fim, muitas vezes, é apenas  mais um começo.

Quando aquela história acaba, você aprende, você entende, você sente. Mas existe uma prateleira cheia de livros, ou no nosso caso, cheia de cadernos prontos para serem escritos. Prontos para que o nosso novo começo venha e traga com ele todos os anseios, medos, toda a preparação e toda experiência que temos agora. Os fins, não fáceis, mas nos mostram, nos dão certeza de que vamos começar outra vez, vamos mais uma vez cair, levantar e aprender com a história.

E como escrever o fim, é tão dificil quanto se possa pensar, eu os deixo aqui. Apenas com o pensamento de que, próxima semana, estarei aqui novamente. Começando uma nova história e a terminando. Deixo a vocês o meu breve até logo. E aproveitem a história que estão…Ela não é a última.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s