O Poder da Releitura

O poder da releitura

Em uma das minhas aulas de Filosofia, a primeira, acredito eu. Meu professor nos falou sobre a leitura de um texto e disse que haviam formas para sabermos que tipo de leitores éramos. Não era uma forma de classificar um leitor como bom e ruim, ou nada do tipo. É apenas um jeito de situar o leitor no texto que está lendo.

4100276443_d372c74733Existe o leitor Astronauta. Que é o que chega em um planeta desconhecido, tem medo do que vai encontrar, é cauteloso. É a primeira leitura dele, a primeira leitura daquele texto e ele não sabe realmente o que esperar.

Existe o leitor Turista. Ela já ouviu falar, se preparou para ir turistas_21lá. Já sabe que existe e quer ter um contato inicial. Esse é o começo do aprofundamento da leitura. Quando o leitor sabe o que quer, porque ele escolheu aquele texto para ler e ele então começa a tentar achar o que ele está procurando.

mergulhador3E existe o leitor Mergulhador/Pesquisador. Ele conhece aquele texto. Já o leu antes. Está ali pra descobrir algo mais sobre esse conhecimento. É quem está indo fundo no assunto. Está tendo uma visão ampla do assunto descobrindo e redescobrindo o texto.

Bem, essa é a visão do meu professor e por isso resolvi falar hoje da importância da releitura. O poder que existe em uma segunda leitura, uma terceira, uma quarta, uma quinta e por ai vai. A releitura não é algo para provar que você já leu aquilo mais uma vez, que é super fã, nem nada do tipo.

Reler uma história é, não só se aprofundar nela, como voltar a história e entender os detalhes, os analisar de maneira profunda. Segundo minha tia, você tem que ler um livro mais de uma vez e assistir um filme mais de uma vez para poder realmente entender. As pequenas pistas que você deixa passar na primeira leitura, na segunda, na terceira, se tornam perceptíveis.

Eu faço releitura dos livros que mais gosto. Já li livros e séries muitas e muitas vezes. E sempre sinto que  estou em uma história nova, porque vejo de forma diferente. É o que dizem sobre a reler, te dá uma nova visão sobre aquilo que você já viu. É entender o texto que já leu e ter realmente uma ideia de tudo aquilo.

Espero que todos vocês leiam, releiam, note o quão maravilhoso é poder estar em seu livro preferido pela segunda vez e o ver de uma maneira diferente da qual o viu pela primeira vez, mas, que ao mesmo tempo é aquela história pela qual você se apaixonou pela primeira vez. Por isso, leiam, releiam, descubram o que há por trás de cada leitura e construam ai a compreensão que precisam. Para que o poder real, seja apenas o do conhecimento.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s