Harry Potter e suas edições

Estava eu fuçando em um determinado site virtual que colocava em promoção diversos livros importados, e me deparo com uma deliciosa miscelânea de edições realmente dignas da grande saga de Harry Potter.

Eu, como uma pobre mortal preguiçosa em me esforçar para ser fluente no idioma inglês, sei que acabo perdendo muito. Assim como tantos outros fãs da criação de J.K Rowling, dotados apenas do português como sua língua hábil.

O mistério acerca da significante robustez dos sete livros lançados lá fora e o, no mínimo, revoltante regime no número de páginas quando publicadas no Brasil pela editora Rocco, é um constante ponto de interrogação para mim. Fico pensando se foi a diagramação e a qualidade das folhas (péssima) que minou o tamanho, ou se a própria editora economizou palavras durante a tradução para caber na classificação etária brasileira.

Seja qual for o motivo, deveriam ter vergonha por nos oferecer livros tão inferiores EM TODOS OS SENTIDOS.

Recentemente, após 10 anos de tradução, finalmente houve a republicação de duas edições para “colecionadores”. Publicar algo novo é melhor que ficar estagnado nas sombrias edições do passado, eu sei, contanto tenho de ser bem sincera ao, na qualidade de fã absoluta do “testa rachada”, ressaltar mais uma vez eles poderiam ter adaptado edições mais grandiosas – e por preços justos.

E nem adianta o argumento de que “Isso é Brasil”. Se compararmos os livros Das Crônicas de Gelo e Fogo, pela Editora Leya, com a versão estadunidense, ficamos orgulhosos de tê-lo na estante.

Mas vamos as comparações então!

Essa é a nova edição dos livros publicados pela Rocca, que eles insistem em dizer ser de colecionador. Ressaltando que a coleção em brochura está beirando aos cem reais…

colecao-completa

Agora uma similar, com a mesma arte de capa e lombada colorida, por uma editora inglesa:

harry-potter-boxed-set-signature-edition-7-x-hardcovers-in-1-x-boxed-set

hp1

Além da capa dura, da diferença gritante na espessura, temos um estojo sensacional. Não chora, se não eu choro!

Agora mais uma comparação. Aquela capa clássica para nós, e com os mesmos problemas aqui e as mesmas qualidades lá…

20130601_121828

Eu quero esse malão!

Screen Shot 2014-02-25 at 2.40.51 PM

_origin_Harijs-Poters-ir-mana-7E tantas outras coleções de nos fazer arrancar os cabelos desesperadamente!

113141141G1

harry-potter-books04395676294724803807_fdbfb2445e_z

harry-potter-box-set-a1

harry-potter-books-signed_410

E a minha preferida…

hps1376012987_kkhp-box-back-lg

Mais uma vez, minha profunda revolta pela Rocco ter adaptado uma das edições mais apagada e sem criatividade:

coleco-harry-potter-edico-de-colecionador_MLB-O-3626476954_012013

A minha reflexão final é: Ou nos esforçamos para aprender inglês e ter a saga na qualidade merecida na estante, ou ainda teremos de ter muita paciência até algo assim estar em nossas mãos!

 

Deixe um comentário

