Resenha: Feitiço, de Sarah Pinborough

FEITICO_1382021502P

Título: Feitiço

Autora do livro: Sarah Pinborough

Tradutor: Edmundo Barreiros

Editora: Única

Nº de páginas: 248

Nota: 4/5

Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece. Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real.[…] Princesas, rainhas, reis, caçadores e criaturas da floresta: não acredite na inocência de nenhum deles!

Novamente uma capa linda nos introduz na coleção Encantadas, mas desta vez eu acredito que não foi exatamente a melhor escolha. Nesta capa temos uma mulher fitando um espelho em obvia referência a badass Lilith, mas quando vemos a capa do próximo volume com a representação de outra mulher entrando em uma carruagem é impossível ignorar a lembrança de Cinderela e sua clássica carruagem, que aparecem neste volume.

Em Feitiço Sarah novamente quebra com as clássicas versões dos contos de fadas ao mostrar que a jovem órfã que sofre por ter de servir como empregada a madrasta e meio irmãs pode ser na verdade uma pessoa tola e mesquinha que opta por ver as coisas deste modo porque assim seria mais fácil lidar com sua realidade.

E esse é o ponto chave da história. Que me desculpem as aspirantes a Cinderela, mas passar os dias sonhando com bailes e um príncipe encantado que nunca sequer se viu pessoalmente me parece exatamente o que Pinborough revela ser: uma grande tolice.

Porém enquanto Cinderela permanece em seus sonhos, até o momento vãos, os acontecimentos de Veneno (os volumes são individuais mas alguns acontecimentos se entrelaçam) acabam afetando sua vida. Logo ela se vê descoberta por sua fada madrinha, ninguém menos que Lilith, que lhe dá a chance de ir aos bailes nos quais o príncipe escolherá sua futura esposa.

Porém Lilith deixa claro que ao aceitar sua proposta Cinderela terá um preço a pagar, além de seguir a regra de voltar as doze, usar o sapatinho que a tornará irresistível, e ter de lidar com o petulante mensageiro de Lilith, enviado para ajuda-la e confirmar que ela cumpre sua parte no trato.

Em Feitiço, Cinderela, com seu desejo desmensurado de fazer parte da realeza, fará qualquer coisa para obter atenção do príncipe. Mas seria mesmo este um final feliz? – Mariana Rolier

Logo Cinderela é lançada em um novo mundo ao ser escolhida, porém, naquele que devia ser o momento mais feliz de sua vida, ela começa a se questionar sobre si mesma e suas escolhas ao lidar com os problemas que elas geram.

Será que vale mesmo a pena se casar com um príncipe que só a quis devido a magia dos sapatos e que é mesquinho e fraco, manter um acordo desagradável com Lilith, aturar a presença de seu mensageiro, após causar terríveis problemas a sua irmã em troca de realizar seu sonho de ser princesa?

Neste volume Sarah nos faz acompanhar o crescimento de Cinderela e suas descobertas acerca do que realmente deseja e das coisas pelas quais vale a pena lutar. Mesclado ainda a este enredo temos ainda um novo fim para Branca de Neve (que sinceramente me surpreendeu).

O nivel de escrita se mantem ao se comparar a Veneno, o que é um ponto positivo da obra. Assim como a narrativa com foco definido, numa perspectiva adulta e sem enrolações desnecessárias. Ótima para gerar debates acerca da personalidade humana e as motivações de suas atitudes. Novamente um livro que eu não teria problemas em indicar.

Cuidado com o que você deseja! Esta é a lição que se aprende com o livro Feitiço.

E por hoje é só! Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s